CONFERENCISTAS

Gillian Roehrig
Universidade do Minnesota (EUA)
Dr. Gillian Roehrig is a professor of STEM Education at the University of Minnesota. Her research explores issues of professional development for K-12 science teachers, with a focus on implementation of integrated STEM learning environments. Her work in integrated STEM explores teachers’ conceptions and implementation of STEM, curriculum development, and student learning in small groups during STEM lessons. She has received over $50 million in federal and state grants and published over 150 peer-reviewed journal articles and book chapters. She is a former president of the Association for Science Teacher Education and NARST.

Patrícia Correia
Fundação Champalimaud
Patrícia Correia é neurocientista, interessada na função que os neuromoduladores desempenham no comportamento e na aprendizagem. É Professora Visitante no ISPA – Instituto Universitário e coordena o programa de arte-ciência da Fundação Champalimaud – “Bridges to the unknown: Crossing Art & Science”. Patrícia doutorou-se em Neurociências pela Universidade NOVA de Lisboa, através do programa “International Neuroscience Doctoral Programme” da Fundação Champalimaud. Fez parte da sua investigação na Universidade da Califórnia em São Francisco, e no Laboratório de “Systems Neuroscience” no Centro Champalimaud, onde estudou o papel da serotonina no comportamento. Mais tarde, realizou um pós-doutoramento no Centro “Humanitas Research”, em Itália, e trabalhou como Professora Auxiliar de Neurociências de Comportamento na Universidade Americana do Cairo, no Egito. A complementar a sua carreira de investigação e educação, Patrícia desenvolve vários projetos de arte-ciência e divulgação de ciência, tendo colaborado com vários museus e publicado em 2020 o livro infantil “O Livro do Cérebro” (Booksmile).

Bernardino Lopes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
J. Bernardino Lopes é Professor Catedrático na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, onde coordena um laboratório de investigação. Doutorado e agregado em Educação em Física, tem desempenhado diversas funções académicas, incluindo a presidência do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da UTAD. Atualmente, dirige o doutoramento em Ciências Físicas Aplicadas. É editor e avaliador em revistas científicas indexadas, consultor de formação. É autor de livros e capítulos de livros e artigos científicos em revistas internacionais, com mais de 200 publicações. A sua investigação foca-se no ensino e aprendizagem das ciências e tecnologias, práticas epistémicas dos alunos, mediação do professor e uso de artefactos como tools epistémicas. É Editor/Diretor da APEduC Revista e tem participado em múltiplos projetos e conferências internacionais.

Pedro Reis
IE-ULisboa
Pedro Reis é professor catedrático do IE-ULisboa, onde coordena a área de investigação em didática e os programas de Doutoramento em Educação em Ciências e de Mestrado em Inovação em Educação. Para além do doutoramento (U. Lisboa, 2004) e do mestrado (U. Lisboa, 1997) em didática das ciências, é licenciado em biologia (U. Lisboa, 1988). Foi professor dos ensinos básico e secundário. Investiga sobre: a) discussão de questões sociocientíficas e socioambientais como metodologia educativa; b) participação de alunos e professores em ações de resolução de problemas sociais e ambientais (ativismo); c) educação para a cidadania ambiental; d) desenvolvimento profissional dos professores; e e) integração da Web2.0 na educação em ciências. Tem estado envolvido em projetos de investigação, formação de professores e desenvolvimento curricular em Portugal, noutros países europeus, em África e na América Latina (apoiados pela Comissão Europeia, pelo Banco Mundial, pela Fundação Calouste Gulbenkian e por vários governos).

António Pedro Costa
Universidade de Aveiro
António Pedro Costa é um dos coautores e investigador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org) e da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa, Métodos Mistos e Inteligência Artificial, especificamente, a Generativa aplicada às etapas de projetos de investigação. É investigador principal no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro e colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

