Submissões
EIXOS TEMÁTICOS
- Educação em Ciências no pré-escolar e nos primeiros níveis de escolaridade
- Educação em Ciências no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
- Educação em Ciências no Ensino Superior
- Educação em Ciências em contextos não formais e informais
- Educação em Ciências na formação de professores
- Currículo e políticas educativas em Educação em Ciências
- Inovação em Educação em Ciências
- História e natureza da Ciência
Modalidades de participação
Aceitam-se submissões de trabalhos de investigação, teóricos ou empíricos, em todos os eixos temáticos, em português, inglês ou espanhol. Qualquer uma das modalidades de participação no encontro previstas (póster, comunicação oral e workshop) implica a submissão de um resumo, de acordo com as orientações disponibilizadas.
Póster:
- Por questões de sustentabilidade, os pósteres deverão ser enviados em formato digital (PDF) e projetados durante o encontro, de acordo com o template disponibilizado.
- Prazo máximo para o envio do póster: 30 de agosto de 2025.
- Duração de apresentação: 5 minutos (3 minutos para a apresentação e 2 minutos para questões).
Comunicação oral:
- As comunicações orais serão organizadas, de acordo com os eixos temáticos, em sessões paralelas ao longo do encontro.
- Duração máxima da apresentação: 15 minutos.
- Cada participante deverá colocar a sua apresentação no computador da sala antes do início da sessão.
Workshop:
- Os dinamizadores deverão contactar a comissão organizadora, caso necessitem de uma sala com recursos tecnológicos específicos.
- Duração máxima: 1h 30 m.
- Cada participante deverá de colocar a sua apresentação no computador da sala antes do início da sessão.
Orientações para a elaboração e avaliação dos resumos
- Os resumos de comunicações orais, pósteres e workshops devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. Ao realizar a submissão, todos os autores declaram sob compromisso de honra a legítima autoria dos textos apresentados.
- Os resumos poderão ser escritos em português, em espanhol ou em inglês.
- O título dos resumos deve ser curto e incidir sobre o foco do trabalho realizado.
- Devem ser incluídas 3 a 5 palavras-chave, demonstrativas do foco do trabalho.
- Os resumos terão um limite máximo de 2000 caracteres com espaços.
- Os resumos devem ser claros, bem organizados e refletir o foco do trabalho realizado.
- Os resumos não devem conter abreviaturas, siglas, citações, notas de rodapé, nem referências bibliográficas.
- Todos os resumos propostos serão objeto de análise por dois elementos da Comissão Científica, seguindo um processo duplamente cego (double blind-review). No caso de serem aceites, os autores deverão rever o resumo de acordo com os comentários realizados pelos revisores e voltar a submeter o resumo para publicação. A Comissão Organizadora é responsável pela decisão final sobre o tipo de proposta (comunicação, workshop ou póster), com base nos pareceres da Comissão Científica.
Envio de comunicações
As propostas deverão ser submetidas de 25 de novembro de 2024 a 1 de março de 2025 (23:59 horário de Lisboa) através do link:
https://cmt3.research.microsoft.com/XXIENECIVIIISSE2025/
- As comunicações submetidas implicam a participação presencial no encontro de, pelo menos, um dos autores.
- As comunicações aceites só serão consideradas após a inscrição de, pelo menos, um dos autores até ao dia 15 de julho de 2025.
- O certificado é atribuído apenas ao participante que se inscreveu e esteve presente no encontro.
- Cada autor poderá, no máximo, submeter 2 resumos, como primeiro autor e um número ilimitado como coautor.
- Os resumos aceites serão publicados no livro de resumos do encontro (em formato digital), desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no encontro.
- Todos os resumos aceites e apresentados durante o encontro (comunicação oral, workshop ou em póster) poderão ser alvo de proposta para artigo em ata, a publicar em Livro de Atas digital com ISBN.

