Submissões

EIXOS TEMÁTICOS

  1. Educação em Ciências no pré-escolar e nos primeiros níveis de escolaridade
  2. Educação em Ciências no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
  3. Educação em Ciências no Ensino Superior
  4. Educação em Ciências em contextos não formais e informais
  5. Educação em Ciências na formação de professores
  6. Currículo e políticas educativas em Educação em Ciências
  7. Inovação em Educação em Ciências
  8. História e natureza da Ciência

Modalidades de participação

Aceitam-se submissões de trabalhos de investigação, teóricos ou empíricos, em todos os eixos temáticos, em português, inglês ou espanhol. Qualquer uma das modalidades de participação no encontro previstas (póster, comunicação oral e workshop) implica a submissão de um resumo, de acordo com as orientações disponibilizadas.

Póster:

  • Por questões de sustentabilidade, os pósteres deverão ser enviados em formato digital (PDF) e projetados durante o encontro, de acordo com o template disponibilizado.
  • Prazo máximo para o envio do póster: 30 de agosto de 2025.
  • Duração de apresentação: 5 minutos (3 minutos para a apresentação e 2 minutos para questões).

Comunicação oral:

  • As comunicações orais serão organizadas, de acordo com os eixos temáticos, em sessões paralelas ao longo do encontro.
  • Duração máxima da apresentação: 15 minutos.
  • Cada participante deverá colocar a sua apresentação no computador da sala antes do início da sessão.

Workshop:

  • Os dinamizadores deverão contactar a comissão organizadora, caso necessitem de uma sala com recursos tecnológicos específicos.
  • Duração máxima: 1h 30 m.
  • Cada participante deverá de colocar a sua apresentação no computador da sala antes do início da sessão.

Orientações para a elaboração e avaliação dos resumos

 

  • Os resumos de comunicações orais, pósteres e workshops devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional. Ao realizar a submissão, todos os autores declaram sob compromisso de honra a legítima autoria dos textos apresentados.
  • Os resumos poderão ser escritos em português, em espanhol ou em inglês.
  • O título dos resumos deve ser curto e incidir sobre o foco do trabalho realizado.
  • Devem ser incluídas 3 a 5 palavras-chave, demonstrativas do foco do trabalho.
  • Os resumos terão um limite máximo de 2000 caracteres com espaços.
  • Os resumos devem ser claros, bem organizados e refletir o foco do trabalho realizado.
  • Os resumos não devem conter abreviaturas, siglas, citações, notas de rodapé, nem referências bibliográficas.
  • Todos os resumos propostos serão objeto de análise por dois elementos da Comissão Científica, seguindo um processo duplamente cego (double blind-review). No caso de serem aceites, os autores deverão rever o resumo de acordo com os comentários realizados pelos revisores e voltar a submeter o resumo para publicação. A Comissão Organizadora é responsável pela decisão final sobre o tipo de proposta (comunicação, workshop ou póster), com base nos pareceres da Comissão Científica.

Envio de comunicações

As propostas deverão ser submetidas de 25 de novembro de 2024 a 1 de março de 2025 (23:59 horário de Lisboa) através do link:

https://cmt3.research.microsoft.com/XXIENECIVIIISSE2025/

  • As comunicações submetidas implicam a participação presencial no encontro de, pelo menos, um dos autores.
  • As comunicações aceites só serão consideradas após a inscrição de, pelo menos, um dos autores até ao dia 15 de julho de 2025.
  • O certificado é atribuído apenas ao participante que se inscreveu e esteve presente no encontro.
  • Cada autor poderá, no máximo, submeter 2 resumos, como primeiro autor e um número ilimitado como coautor.
  • Os resumos aceites serão publicados no livro de resumos do encontro (em formato digital), desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no encontro.
  • Todos os resumos aceites e apresentados durante o encontro (comunicação oral, workshop ou em póster) poderão ser alvo de proposta para artigo em ata, a publicar em Livro de Atas digital com ISBN.
Apeduc
ese logo