CONFERENCISTAS

Gillian Roehrig
Universidade do Minnesota (EUA)
Dr. Gillian Roehrig is a professor of STEM Education at the University of Minnesota. Her research explores issues of professional development for K-12 science teachers, with a focus on implementation of integrated STEM learning environments. Her work in integrated STEM explores teachers’ conceptions and implementation of STEM, curriculum development, and student learning in small groups during STEM lessons. She has received over $50 million in federal and state grants and published over 150 peer-reviewed journal articles and book chapters. She is a former president of the Association for Science Teacher Education and NARST.

Patrícia Correia
Fundação Champalimaud
Patrícia Correia é neurocientista, interessada na função que os neuromoduladores desempenham no comportamento e na aprendizagem. É Professora Visitante no ISPA – Instituto Universitário e coordena o programa de arte-ciência da Fundação Champalimaud – “Bridges to the unknown: Crossing Art & Science”. Patrícia doutorou-se em Neurociências pela Universidade NOVA de Lisboa, através do programa “International Neuroscience Doctoral Programme” da Fundação Champalimaud. Fez parte da sua investigação na Universidade da Califórnia em São Francisco, e no Laboratório de “Systems Neuroscience” no Centro Champalimaud, onde estudou o papel da serotonina no comportamento. Mais tarde, realizou um pós-doutoramento no Centro “Humanitas Research”, em Itália, e trabalhou como Professora Auxiliar de Neurociências de Comportamento na Universidade Americana do Cairo, no Egito. A complementar a sua carreira de investigação e educação, Patrícia desenvolve vários projetos de arte-ciência e divulgação de ciência, tendo colaborado com vários museus e publicado em 2020 o livro infantil “O Livro do Cérebro” (Booksmile).

Bernardino Lopes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
J. Bernardino Lopes é Professor Catedrático na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CIDTFF – Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”, onde coordena um laboratório de investigação. Doutorado e agregado em Educação em Física, tem desempenhado diversas funções académicas, incluindo a presidência do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico da UTAD. Atualmente, dirige o doutoramento em Ciências Físicas Aplicadas. É editor e avaliador em revistas científicas indexadas, consultor de formação. É autor de livros e capítulos de livros e artigos científicos em revistas internacionais, com mais de 200 publicações. A sua investigação foca-se no ensino e aprendizagem das ciências e tecnologias, práticas epistémicas dos alunos, mediação do professor e uso de artefactos como tools epistémicas. É Editor/Diretor da APEduC Revista e tem participado em múltiplos projetos e conferências internacionais.

Pedro Reis
IE-ULisboa
Pedro Reis é professor catedrático do IE-ULisboa, onde coordena a área de investigação em didática e os programas de Doutoramento em Educação em Ciências e de Mestrado em Inovação em Educação. Para além do doutoramento (U. Lisboa, 2004) e do mestrado (U. Lisboa, 1997) em didática das ciências, é licenciado em biologia (U. Lisboa, 1988). Foi professor dos ensinos básico e secundário. Investiga sobre: a) discussão de questões sociocientíficas e socioambientais como metodologia educativa; b) participação de alunos e professores em ações de resolução de problemas sociais e ambientais (ativismo); c) educação para a cidadania ambiental; d) desenvolvimento profissional dos professores; e e) integração da Web2.0 na educação em ciências. Tem estado envolvido em projetos de investigação, formação de professores e desenvolvimento curricular em Portugal, noutros países europeus, em África e na América Latina (apoiados pela Comissão Europeia, pelo Banco Mundial, pela Fundação Calouste Gulbenkian e por vários governos).

Joana Campos
Instituto Superior Técnico (ULisboa)
Joana Campos é Professora Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, desde Fevereiro de 2022. Anteriormente, foi investigadora na Carnegie Mellon University e na Disney Research. Doutorou-se em Sistemas de Informação e Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. A sua investigação é multidisciplinar e aborda questões fundamentais na interseção entre inteligência artificial e interação humano-computador, com base na modelação computacional da cognição, emoção e comportamento social humano, com o objetivo de criar experiências credíveis entre humanos e agentes. Joana Campos publica regularmente a sua investigação nas principais conferências das áreas de HCI e IA (por exemplo, ACM CHI, AAMAS).

António Pedro Costa
Universidade de Aveiro
António Pedro Costa é um dos coautores e investigador do software de apoio à análise qualitativa webQDA (webqda.net), área em que tem publicados, em coautoria, diversos artigos em congressos nacionais e internacionais e revistas, bem como capítulos de livros. É o Coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (ciaiq.ludomedia.org) e da World Conference on Qualitative Research (wcqr.ludomedia.org). As suas áreas de interesse contemplam a Investigação Qualitativa, Métodos Mistos e Inteligência Artificial, especificamente, a Generativa aplicada às etapas de projetos de investigação. É investigador principal no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro e colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Pedro Mendes Jorge
ISEL (IPLisboa)
Pedro Mendes Jorge obteve o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente, é Professor Coordenador no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Politécnico de Lisboa (IPL), lecionando disciplinas de visão computacional, aprendizagem automática e realidade mista.
Orientou e orienta vários projetos finais de licenciatura, dissertações de mestrado e doutoramento em várias instituições. É autor e coautor de uma patente europeia, capítulos de livros, artigos em revistas, comunicações em conferências e outras reuniões científicas, tanto em Portugal como no estrangeiro. Tem participado em vários projetos de I&D, quer com a indústria, quer financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ou União Europeia. No âmbito das atividades de I&D, faz parte do centro de investigação NovaLincs do polo no ISEL.

Helena Vieira Alberto
Universidade de Coimbra
Helena Vieira Alberto é Professora Associada no Departamento de Física da Universidade de Coimbra e tem desenvolvido a sua carreira científica em Física da Matéria Condensada, em particular no estudo de semicondutores. É coordenadora do recentemente criado ‘Curso de Formação Especializada em Computação e Tecnologias Quânticas’ e é um dos membros fundadores da iniciativa Quantum@UC, uma parceria entre a Universidade de Coimbra, a IBM/Softinsa SA e a Câmara Municipal de Coimbra. Como investigadora sénior, assumiu o objetivo de promover oportunidades de formação avançada e de projetos de investigação no campo emergente de Tecnologias Quânticas.

Rui Marques Vieira
Universidade de Aveiro
Rui Marques Vieira, professor associado e investigador do CIDTFF da UA. Participa(ou) em projetos de investigação ligados às suas áreas de especialização como a didática das ciências, o pensamento crítico e criativo e CTS. Autor de mais de 50 artigos com revisão científica, 35 livros e 50 capítulos de livros.

Hélia Oliveira
Universidade de Lisboa
Hélia Oliveira é docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área da Didática da Matemática, e assume desde 2019 as funções de coordenadora dos mestrados de ensino desta universidade. Com larga experiência na formação inicial e contínua de professores, tem desenvolvido investigação nas temáticas do conhecimento e identidade profissional de professores de Matemática e no âmbito da Educação STEM. Tem participado em projetos nacionais e internacionais com foco na formação de professores como o Projeto DIM²ENSION – Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education, o Projecto HIGH-FLIERS – Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills e o Projeto ALiCe – Assessment for Learning in Citizenship Education. Foi diretora da revista Quadrante e é atualmente co-editora da revista Sisyphus – Journal of Education e editora associada do Bolema – Bulletin of Mathematics Education.

António Castel-Branco
Presidente do Conselho de Escolas
António Castel-Branco concluiu ,em 1981, o Curso Superior de Eletrónica e Telecomunicações no Instituto Militar dos Pupilos do Exército. Posteriormente, ingressou no Instituto Superior Técnico para frequentar a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Desde 2009, é diretor do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Sintra. Além da participação em diversos grupos de trabalho e comissões, foi autor de programas do ensino secundário, representou Portugal em projetos da Agência Europeia da Educação Inclusiva, e é membro do Conselho das Escolas, desde 2014, órgão a que preside desde janeiro de 2022.


A P O I O S
